Visitar Porto Santo é o mesmo que descobrir uma ilha dourada e azul, devido à sua extensa e maravilhosa praia de areia fina de nove quilómetros banhada por aguas azul-turquesa!
É a ilha que está habitada mais pequena do Arquipélago da Madeira. E convida à descontração e ao relaxamento porque tudo o que acontece na ilha, acontece a um ritmo calmo. Alem disso, A ilha do Porto Santo tem um estatuto de reserva da biosfera da UNESCO.
Porto Santo nunca perde o seu encanto devido ao seu clima moderado durante todo ano, com uma temperatura do mar que oscila entre os 17ºc e os 22ºc, possibilitando assim horas de mergulhos!
Apesar de pequena, a capital da ilha é Vila Baleira. Tem ruas com ideias para agradáveis e relaxantes passeios. Para ver o artesanato, feito com matérias-primas locais como canas, barro conchas e folhas de palmeira basta fazer um passeio pelo cais.
E para quem gosta de história e cultura, pode sempre visitar a casa museu de Cristóvão Colombo, e os painéis de azulejos na Igreja de Nossa senhora da piedade do século XVII.
Porto Santo é considerada uma ilha elegante devido ao seu interesse histórico, e riqueza cultural, que transportam para a época da expansão marítima.
A ilha onde as areias e as águas curam
As areias quentes e finas, e as águas cristalinas do Porto Santo tem propriedades terapeutas e medicinais comprovadas. Esta areia de forma quente tem propriedades únicas no mundo, e são cada vez mais procuradas.
No spa do Hotel Porto Sando, pratica-se a geomedicina. Estas areias são capazes de tratar problemas ligados ao reumatismo e dores associadas. Estes tratamentos tem uma duração dependendo do problema que se trata, mas é aconselhado um mínimo de 14 sessões, realizando duas por dia. Os efeitos benéficos começam a surgir em princípio ao fim do quinto dia. E como o nome da própria terapia indica, a areia que cobre o corpo vai aquecendo gradualmente, até atingir os 40º e 43º, dai ser necessário um acompanhamento do paciente durante todo o processo.